Este manual tem o objetivo de descrever os Processos de Matrícula que serão executados pelas Secretarias das escolas mantidas pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade - CNEC.
O processo de matrícula consiste no cadastro do aluno no sistema (caso este não seja encontrado em uma pesquisa prévia), matrícula do aluno na série/ano/turno desejado, impressão da ficha de matrícula e contrato, assinatura do Termo de Adesão, geração do lançamento financeiro e impressão do boleto. Nos casos em que se aplicar, haverá o processo de inclusão da bolsa SPCOM, que é executado antes da geração do lançamento financeiro.
Para a matrícula, devem ser entregues pelo responsável os seguintes documentos obrigatórios:
Após a conferência da documentação, deve-se iniciar o cadastro do aluno. Para dar início ao cadastro, consulte se aluno e responsáveis estão cadastrados na base de dados, a fim de evitar a duplicidade de registro de pessoas no sistema.
Caso a consulta retorne algum dado, confira se não existem homônimos na base por meio da data de nascimento, do RG e do CPF. Caso a consulta não encontre nenhum registro, deve-se iniciar o cadastro do aluno/responsável. Em seguida, realize a matrícula do aluno no sistema.
É importante consultar os principais dados do aluno no sistema, pois poderemos encontrar o cadastro de alunos que pertencem ou pertenceram a escolas da rede CNEC. Portanto, ressalvamos que não deve ser criado um novo registro sem prévia consulta.

Ao clicar em Alunos, será apresentada a tela de seleção dos filtros para busca do aluno. O filtro mais comum utilizado é “Por Nome do Aluno” e "Por Registro Acadêmico”, que torna mais rápida e precisa a consulta.

Se o resultado da busca não retornar nenhum registro, significa que o filtro não localizou um cadastro prévio para esse aluno. O próximo passo será pesquisar se há registro como Pessoa.
🡺 (2). Para pesquisar se já existe aluno, clique em Localizar Pessoa/Registro Preliminar, para buscar se há registro dele; caso não tenha, prossiga com o cadastro.

Todo campo com o título em negrito é considerado obrigatório e deve ser preenchido, com exceção dos campos Código e Registro Acadêmico, no cadastro do Aluno, pois ambos são gerados automaticamente pelo sistema.
🡺 (2). Digite os dados da pessoa: Nome, Estado Natal, Naturalidade, Data de Nascimento e CPF (não obrigatório) e clicar no ícone Localizar;

🡺(3). Na inexistência do registro, o sistema apresentará uma mensagem com esta informação. Clicar em OK;

🡺(5). Caso seja localizado algum registro da pessoa que está sendo cadastrada, confirme se os dados são realmente referentes a ela, e não a um possível homônimo. Sendo os dados da pessoa que consultou, selecione o registro marcando a caixa de seleção;
🡺 (6). Em seguida, clique em OK, para atualizar o cadastro.

Feche a tela de Localizar Pessoa/Registro Preliminar e inicie o cadastro do novo aluno.
🡺(1). Na aba superior Identificação e na aba inferior Dados Básicos, preencha os campos obrigatórios: Nome, Estado Natal, Naturalidade, Data de Nascimento.

Podem ocorrer situações em que o sistema não tenha cadastrado o Estado Natal, Naturalidade e Nacionalidade, principalmente se o aluno for estrangeiro. Nesses casos, será necessário entrar em contato com a CEDUC para realizar o cadastro no sistema a fim de prosseguir com o cadastro do novo aluno.


busca os endereços do responsável cadastrado e atualiza o cadastro do aluno.

🡺 (7). Na aba superior Documentos e aba inferior Pessoais, preencha os dados dos documentos do aluno (CPF e Carteira de Identidade se possuir);
🡺(8). Lembrando que o cadastro de endereço é essencial, para gerar boletos.
🡺(9). Clique em Salvar;
🡺 (10). Na aba superior Documentos e aba inferior Pessoais II, cadastre os dados da Certidão de Nascimento do Aluno, que também são campos obrigatórios para o preenchimento do censo escolar;
🡺(11). Clique em Salvar;

🡺(12). Apenas para Alunos Estrangeiros: Na aba superior Documentos e aba inferior Complementares, inclua os dados de Passaporte;
🡺 (13). Clique em Salvar;

Concluído o cadastro do aluno, siga para a aba Responsáveis a fim de adicionar os responsáveis pelo aluno.
🡺(1). Na seção Filiação, clique no botão destacado (...);
🡺 (2). Digite o nome do responsável que deseja pesquisar. *Utilize o caracter %, conforme o exemplo que segue abaixo.
🡺 (3). Clique no botão para realizar a busca. Se for apresentado algum resultado, verifique se não é um homônimo. Caso não seja, selecione o registro.
🡺 (4). Clique no botão OK;
Se a pesquisa não trouxer nenhum registro correspondente, crie um novo responsável.
🡺(1). Clique em Incluir

🡺 (2). Dentro do submenu Identificação, preencha os campos obrigatórios do cadastro;
🡺 (3). Clique em Salvar;

🡺 (4). Dentro de Endereço Principal, inclua o endereço dos pais ou responsável.
🡺 (5). Clique em Salvar.

🡺 (6). Dentro de Docs. Básicos, preencha, principalmente, CPF e Identidade.
🡺 (7). Clique em Salvar.

🡺 (8). Apenas para Responsáveis Estrangeiros: Dentro de Docs. Estrangeiros.
🡺 (9) Clique em Salvar.

🡺 (10). Selecione o tipo de relacionamento do pai ou mãe;
🡺 (11). Clique no botão Adicionar para adicionar o registro ao aluno. Para incluir um novo responsável, refaça os itens do passo 6;
🡺 (12). Clique no botão Cadastrar PAI/MÃE como Responsável, para adicionar um dos responsáveis cadastrados como responsável financeiro;
🡺(13). Após cadastrado o responsável, inclua no responsável acadêmico o mesmo código gerado em Pessoa dentro de Filiação;
🡺 (14). Clique no botão destacado (...) para adicionar o grau de parentesco do responsável acadêmico;
🡺 (15). Clique em Salvar.

🡺(1). Digite o nome do responsável financeiro para consultar se já possui cadastro no sistema. Se houver registro correspondente, clique sobre o nome, para que seja adicionado no campo Responsável Financeiro ou clique na tecla Enter;
🡺(2). Clique em Salvar;
🡺 (3). Caso não seja localizado um cadastro existente, clique no botão (...);

A execução do passo (12) do item 3.4 descarta a realização de todo esse passo 2.6., porém é de extrema importância o conhecimento do processo de como cadastrar o responsável financeiro no sistema.
🡺(1). Clique em Incluir

🡺(2). Preencha os seguintes campos: Nome, Nome Fantasia, Data de Nascimento, Estado Civil, Identidade, CPF, Classificação e Categoria;
🡺 (3). Confira sempre se o campo Ativo está marcado;

🡺 (4). Na parte inferior, aba Principal, adicione o endereço do Responsável Financeiro preenchendo todos os campos obrigatórios (Negritos);
🡺 (5). Clique em Salvar/OK;

Ao concluir o cadastro do aluno e seus responsáveis, será criada uma linha do registro na tela do cadastro de alunos.
🡺 (1). Selecione o aluno, marcando a caixa de seleção;
🡺(2). Clique em Processos;
🡺 (2). Selecione Matricular Aluno;
🡺 (3). Clique em Avançar;


🡺 (4). Clique no botão (...) do Período Letivo e informe o período letivo corrente disponível para matrícula;
🡺 (5). Informe a Matriz Aplicada;
🡺(6). Clique o botão (...), informe a Turma em que o aluno efetivamente estudará;
🡺 (7). Clique no botão (...), informe o Tipo de Matrícula. Atenção para a seleção do tipo de matrícula, pois, na primeira matrícula, sempre deve ser informada a opção MATRÍCULA. Para os casos de renovação, utilize a opção REMATRÍCULA; nos casos de alunos reingressantes, utilize a opção REINGRESSO;
🡺(8). No item Situação Atual, insira sempre “Pré-Matrículado”. Caso esse campo não esteja preenchido, incluir nesta tela do processo de matrícula;
🡺(9). Inclua a Data de Matrícula;
🡺(10). Clique em Avançar;

🡺(11). Clique em Avançar;

🡺 (12). Clique em Avançar – Nesta tela, serão exibidos os horários do aluno;

🡺 (13). Clique em Avançar;

🡺 (14). Clique em Executar;
